A reflexologia podal é uma massagem terapêutica que potencia os mecanismos de cura do organismo. Baseia-se na existência de pontos reflexos nos pés: a aplicação de pressão nestes pontos influencia positivamente órgãos internos e estruturas ósseas (regiões em que nem sempre é possível uma massagem direta), desbloqueando energia acumulada e promovendo a saúde e o bem-estar.
Consiste num conjunto de técnicas que terão tido origem há cerca de 5000 anos, na Ásia, sendo que no século XX a reflexologia podal é introduzida nos EUA por William Fitzgerald.
A sessão prolonga-se por cerca de 60 minutos, num ambiente tranquilo e com o/a paciente deitado numa marquesa. A pressão pode ser aplicada com os dedos do terapeuta e/ou com utensílios de reflexologia.
Apresenta, sobretudo, um caráter preventivo e pode, por vezes, acompanhar outras formas de terapia, nomeadamente fisioterapia.
Esta massagem envolve a estimulação da circulação e de músculos e tecidos para alívio de tensão. Promove o relaxamento geral (físico, mental e emocional) e a sensação de bem-estar. Atua ao nível do sistema nervoso atenuando ou eliminando desconforto no pescoço, coluna e cabeça; controlando ansiedade ou depressão; melhorando o sono e diversas questões emocionais e/ou relacionadas com stress.